ID_Psikle
Kleide Martins
Kleide Arneiro Martins
    • Terapeuta Ocupacional – formada pela Faculdade de Ciências da  Saúde do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista  CREFITO 1747-TO
    • Psicóloga  formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CRP07/20935
    • Aperfeiçoamento em problemas de desenvolvimento de crianças de 0a 3 anos, ministrado pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre
    • Formação Clínica em Estimulação Precoce pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre
    • Pós-Graduação em Educação Psicomotora pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras
    • Capacitação para Identificação de Sinais de Risco para Autismo promovido pelo PREAUT
    • Programa de Aperfeiçoamento no TEA, realizado pelo Instituto Neuro Saber
    • Curso de Arteterapia, ministrado pelo Portal Educação
    • Curso de Psicologia do Desenvolvimento, realizado pelo Portal Educação
    • Curso de Estimulação Precoce, produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do AVASUS
    • Curso de capacitação e atualização em autismo ofertado pela Associação Brasileira de Educação Online
    • Cursando Curso de Formação em Hipnose, ministrado pelo centro de Saúde Vitalis de Porto Alegre
    • Cursando Curso Mindfulness para psicólogos realizado pelo  Child Behavior Institute of Miami
    • Cursando Pós-Graduação em Intervenções Precoces no Autismo ministrado pelo  Child Behavior Institute of Miami

Minha História

Natural de Porto Alegre - RS, fiz toda a minha formação de ensino fundamental e médio em escola pública. Sempre me interessei por profissões da área de saúde e inicialmente pensei em cursar enfermagem. Porém, no ano em que prestei vestibular abriu em Porto Alegre a primeira faculdade de Terapia Ocupacional do RS, no Instituto Metodista Porto Alegre. Instigada, me informei sobre o currículo e qual a função do Terapeuta Ocupacional e me apaixonei. Era isso, trabalhar com a reabilitação de pessoas, não só a reabilitação da doença, mas a reabilitação para as possibilidades da vida. A Terapia Ocupacional propunha-se a ir além da reabilitação física, integrando um olhar físico, mas também um olhar em saúde mental. Foi assim que ingressei na Terapia Ocupacional, tendo me formado em 1983. Me interessei pela área infantil e meu primeiro trabalho foi no CEREPAL (centro de reabilitação de Porto Alegre) com crianças acometidas por paralisia cerebral. Logo percebi a necessidade de entender o funcionamento das relações familiares e o quanto isto influenciava na formação das crianças e na dinâmica familiar. Desta forma, aprofundei meus estudos na área de psicanálise no Centro Lydia Coriat de Porto Alegre e na APOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Descobri o quanto é importante observar a forma como o outro nos olha e nos projeta a partir de suas próprias vivencias e o quanto isto influencia na nossa estruturação como pessoas. Após alguns anos de estudo, ao terminar minha formação em desenvolvimento infantil no Centro Lydia Coriat, ingressei para a equipe interdisciplinar daquele centro, exercendo atividade lá por aproximadamente 3 anos. Dando continuidade aos meus estudos, fiz pós graduação em Educação psicomotora na Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras.

Durante este período, atuei também dando aula e supervisionando estágio na faculdade de Terapia Ocupacional do Instituto Metodista Porto Alegre e trabalhei na Secretaria de Educação da prefeitura municipal de Gravataí. Em 1991, prestei concurso público para a prefeitura municipal de Cachoeirinha no RS, ingressando para o cargo de Terapeuta Ocupacional. Lá, juntamente com outros colegas, tive a oportunidade de organizar o trabalho de saúde mental do município. Planejamos e realizamos três conferências municipais de saúde mental, e instituímos o fórum permanente de saúde mental no município de Cachoeirinha, o qual, enquanto esteve funcionando, contou com a participação de várias instituições públicas e da comunidade em seu corpo. Este trabalho foi muito gratificante, pois tive a oportunidade, de por alguns anos, ocupar o cargo de coordenadora de saúde mental do município - o que me deu a oportunidade de conhecer e trabalhar com diversos grupos, como, por exemplo: Conselho de Saúde, Conselho da criança e do adolescente, Conselho do Idoso, Conselho de Entorpecentes, APAE, Fórum da Justiça, Brigada Militar, secretaria da Educação, Secretaria de Ação Social, Delegacia, centros comunitários, conselho tutelar e igrejas locais; uma vez que estes órgãos participavam do fórum permanente e nos ajudavam a pensar a saúde mental do município.

Como uma pessoa muito inquieta e exigente em relação a minha formação, e, entendendo que um único olhar não é o suficiente para abordar as complexidades da vida, sempre busquei realizar cursos que me auxiliassem a ampliar a compreensão do ser humano. A psicanálise me deu a condição de entender que funcionamos como um sistema, onde uma engrenagem depende de outra, e não somos peças que se movem sozinhas nesta caminhada. E isto tem pautado a minha busca por novos horizontes. Foi com esta motivação que busquei fazer os cursos que constam em meu currículo aos longo destes anos. Além dos cursos citados, fiz também uma pós em Acupuntura, que não está diretamente relacionada com a minha área de atuação, mas que me ajudou muito a ampliar a maneira de perceber a pessoa que está na minha frente.

Em 2001, me mudei para o Rio de Janeiro, para acompanhar meu marido na realização de seu doutorado. Vi aí a oportunidade de realizar um sonho que havia brotado durante minha caminhada profissional: cursar Psicologia. Ingressei, então, no curso de Psicologia da faculdade Estácio de Sá - RJ. Mas, junto com este sonho, acabei realizando outro, engravidei e tive minha filha em 2003, ocasião em que interrompi meus estudos. Ainda como bagagem do Rio de Janeiro, trouxe a experiência de ter trabalhado no Instituto Franco Basaglia, na época, responsável por gerenciar lares para egressos de hospitais psiquiátricos. De volta a Porto Alegre, em 2005, prestei vestibular e ingressei no curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluindo aí o curso, em 2010. Retomei também meu trabalho junto a prefeitura de Cachoeirinha, do qual me aposentei em dezembro de 2017.

Iniciei o atendimento à pacientes adultos em consultório particular em 2013. Da mesma forma como sempre procurei me aperfeiçoar em relação ao atendimento para crianças, quando iniciei com o atendimento de adultos busquei ampliar o meu leque de ferramentas dentro da área. Já com conhecimentos em psicanálise, busquei complementar meus estudos englobando informações em terapias de revivências transpessoais e estudos Junguianos. Atualmente, tenho também me dedicado ao estudo da hipnose Ericksoniana, pois vi nesta abordagem a possibilidade de promover uma conversa entre as várias teorias estudadas anteriormente. As técnicas de hipnose possuem um olhar voltado para a história de cada sujeito e permitem fazer uso de outras ferramentas para além da palavra.

Além de atendimento individual para adultos no consultório particular (Av. Cristóvão Colombo, 1918 - POA - RS), em 2016 aceitei o convite de duas colegas, que trabalharam na APAE de Cachoeirinha, para integrar a equipe do Espaço Multiterapêutico em Porto Alegre, no qual realizado atendimento especializado à crianças e adolescentes desde então. Este espaço destina-se a atender crianças e adolescentes acometidas por transtornos do desenvolvimento e atualmente passou por um processo de expansão, aumentando seu quadro técnico e passando a chamar-se Volar Espaço Multiterapêutico.